Mais de 30 entidades recebem doações
A Havan doou 1.000 caixas contendo roupas, retalhos de tecidos, brinquedos, produtos de bazar, enfeites natalinos e materiais escolares para 34 entidades assistenciais das cidades de Brusque, São João Batista, Canelinha, Tijucas e Florianópolis. A entrega dos donativos foi realizada na manhã desta quinta-feira (1) pelo empresário Luciano Hang, no segundo piso da loja matriz.
Os produtos foram separados de acordo com a necessidade de cada entidade cadastrada na Havan. De acordo com Luciano, as doações vão ajudar as comunidades beneficiadas. "Com essas doações, (as entidades) podem ajudar mais algumas centenas de pessoas. A Havan cresceu fazendo isso. Nos doamos em todas as cidades onde a Havan possuí lojas, através de projetos sociais, culturais e geração de emprego. Para isso que ela esta viva. Quando a empresa nasce, ela passa a ser da sociedade", destacou o empresário.
O representante do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux (Azambuja), padre Nélio Roberto Schwanke, ressalta a utilidade dos produtos doados. "Tudo aquilo que a gente recebe ao longo do ano, utilizamos da melhor forma possível. Procuramos distribuir entre as três instituições: hospital, asilo e seminário".
Na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, os alunos utilizam as doações para produzir peças artesanais. "A doação é muito bem aplicada e fazemos muitos trabalhos manuais. Cada pedacinho de material doado é aproveitado. Saem trabalhos muito bonitos. Já mandamos para a Havan um vaso de flores produzido pelos nossos alunos, para provar o quanto isso é valido", destacou Maria de Lourdes Schulenburg, presidente da Associação.
Já o Clube de Mães Dona Catarina, localizado no bairro Steffen, utiliza os produtos recebidos e faz cobre-leitos de retalhos para pessoas carentes. "Fazemos o cobre-leito para atender àqueles que precisam. Quem ajuda a costurar ganha um cobre-leito também. Aí, compramos manta acrílica e produzimos com os retalhos", enfatizou Anesir Maria Daltra, coordenadora do Clube.
Além de entidades em Brusque, também recebeu donativos a Comunidade Bethânia (São João Batista), por exemplo. Segundo a voluntária Andréia Gonçalves, que representou a instituição no recebimento dos donativos, mais de 80 pessoas vivem na Comunidade. "Nós vivemos só de doações. Tudo o que é doado para nós é usado na comunidade. Roupas, calçados, produtos de higiene e limpeza, alimentos, tudo chega por doações. Temos homens, mulheres, crianças de todas as idades e em diversas condições. Então, é muito bem recebido".
Além de realizar essas ações sociais, Luciana Hang anunciou a criação do Instituto Havan, que será voltado para a educação. "Nós estamos criando o instituto para fazer mais através da educação, para nos doar através de pessoas especializadas que vão fazer projetos para educar melhor. Muitas pessoas nascem com problemas e síndromes e a Havan vai se dedicar em educar essas pessoas", finalizou o empresário.


